#032 – Sociedade da transparência

Resumo

A sociedade da transparência não padece apenas com a falta de verdade, mas com a falta de aparência. Nem a verdade nem a aparência são transparentes. Só o VAZIO é transparente. Para  exorcizar esse vazio, coloca-se em circulação uma grande massa de informações. A massa de informações e mais comunicação não CLARIFICAM o mundo. A transparência tampouco torna clarividente. A massa de informações não gera verdade. Quanto mais se liberam informações, mais intransparente se torna o mundo. A hiperinformação e a hipercomunicação não trazem luz à escuridão.

Este é um trecho da obra analisada neste podcast sobre a obra de 2017 de Byung-Chul Han, Sociedade da transparência.

E aí? Topa a reflexão?

Vem comigo, que vai dar sentido.

Guia do podcast: introdução; sobre a obra de Byung-Chul Han; episódio sobre Sociedade do Cansaço; Transparência; Sociedade da positividade; Sociedade da exposição; Sociedade da evidência e da pornografia; Sociedade da aceleração; problema da intimidade; Sociedade da informação; créditos 31’20”.

Acesse meu Instagram: @michaelgoncalves.oficial – e-mail: contato@filosofiapradarsentido.com – YouTube: Michael Gonçalves da Silva – https://www.youtube.com/user/Starcangelmichael – Facebook: @michaelgoncalves.oficialhttps://www.facebook.com/michaelgoncalvesoficial-101102048491335 — Send in a voice message: https://anchor.fm/michaelgoncalvesdasilva/message

Transcrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: